https://public-rf-upload.minhawebradio.net/4014/slider/3b301f0d3386027dfb688bf4973acebf.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/4014/slider/4403ec13d1df397e69a73d701e5de1b0.jpg
Cheias tem solução!! Evento realizado em Rio do Sul com Rodrigo Moratelli da Defesa Civil do Estado
10/04/2018 11:46 em Tecnologia

Na manhã desta terça-feira (10/04) conversamos com o presidente da União das Associações de Bairros de Rio do Sul Marco Aurélio Demarch por telefone via whatsapp, falando sobre a importante reunião para o Alto Vale realizada ontem no Encontro dos Rios UNIDAVI em Rio do sul, com o tema: Cheias tem Solução? Com a presença de mais de 300 pessoas, várias autoridades e o Rodrigo Moratelli da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A Rádio 87 FM marcou presença com Judite Moser Pisetta e Angelo Zito Manieski e gostariamos de agradecer também o rioestense Dorival Depiné que esteve presente no evento.

Confira o áudio da entrevista.

Ontem à noite no Parque Universitário Norberto Frahm, no encontro dos rios, o Secretário de Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, fez uma apresentação do Projeto de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, com enfoque nas ações a serem realizadas no Alto Vale.

Foi uma reunião muito produtiva, com a participação de mais de 300 pessoas, que puderam conhecer o projeto, esclarecer dúvidas e conversar com o secretário ao final da reunião.

O projeto contempla várias ações que podem reduzir o nível das cheias em mais de 3 metros, amenizando bastante as grandes enchentes e evitando muitas das pequenas inundações.

O secretário também salientou o importante papel dos municípios e de toda a comunidade na prevenção de desastres, principalmente no que se refere ao controle e fiscalização do uso do solo urbano, obras de terraplanagem e aterro de áreas inundáveis, descarte de lixo em local inadequado, entre outras, sem as quais não adianta a Defesa Civil investir recursos financeiros expressivos em obras estruturais de controle de cheias.

As entidades do Terceiro Setor em Rio do Sul então alinhadas para que o referido projeto, que foi tecnicamente elaborado, seja consolidado, aprovado e que possamos conseguir recursos para que seja efetivamente realizado.

A União de Associações de Bairros também teve papel importante na construção desse momento, através das ações que executa desde o ano passado, onde já conseguimos reunir mais de 12.000 assinaturas que foram encaminhadas a diversas esferas do governo. Também busca a integração dos diversos movimentos que se formaram nos bairros com a proposta de que CHEIAS TEM SOLUÇÃO, onde cada um com suas contribuições colaborou com esse processo.

E principalmente agradece pelo empenho de todos em participar e continuar com o movimento para que tenhamos cada vez mais força, e que possamos divulgá-lo e conseguir o apoio de todos os municípios do Alto Vale nessa proposta. 

Isso faz com que sejamos ainda mais respeitados e ouvidos. 

Parabéns a todos. Seguimos firmes!

Por Marco Aurélo Demarch.

Foto: Defesa Civil de Rio do Sul Moacir Cordeiro, Vereadora de Rio do Oeste Judite Moser Pisetta, Ex Capitão da Policia Militar, Major, Tenente Coronel e Coronel o Sr. Dionisio Tonet e o representante da Rádio 87 FM de Rio do Oeste Angelo Zito Manieski. 

Foto: Prefeito de Rio do Sul José Thomé, Coord. da Defesa Civil do Estado Rodrigo Moratelli, Vereadora Judite Moser Pisetta.

COMENTÁRIOS