A Prefeitura de Rio do Oeste iniciou nesta semana uma obra preventiva na rua Manoel Moratelli, no bairro Pioneiros. Parte da via será elevada, com a proposta de minimizar os transtornos causados aos moradores em casos de enchente. “Estamos construindo um aterro em um trecho onde as casas ficam em uma área mais elevada que a rua. Em seguida, será feita a aplicação de macadame. Os moradores que acompanham a execução dos trabalhos já comemoram a conquista”, ressalta o prefeito Humberto Pessatti.
Dados da Defesa Civil municipal apontam que a rua começa a alagar quando o nível do Rio Itajaí do Oeste atinge seis metros e meio. “Como as casas são mais altas, com 7,28 metros a primeira casa já é afetada. E com essa metragem, cerca de 50 metros de extensão da rua já ficava totalmente embaixo d’água, dificultando o socorro às famílias”, calcula Josnei Moser, coordenado da Defesa Civil.
Com a rua mais alta, praticamente no mesmo nível das casas, ficará mais fácil o acesso de caminhões para remover os pertences dos moradores. “O objetivo principal é atender os afetados pelas cheias com mais rapidez, segurança e tranquilidade”, destaca Pessatti.
O investimento na obra será de aproximadamente R$ 15 mil.